domingo, 17 de agosto de 2008

Como torna-se um lider saudável

Como torna-se um lider saudável

A todo टेंपो, grandes empresa realiza-se curso de gestão, ou seja, como Liderar uma equipe, qual atitude tomar diante das difuldades para cumprir as metas estabelecidas; e, uns dos pontos lencionados a esses grupos de profissionais é começar de sua vida. Sim!
Consultores tem ministrados nas empresas que, para se obter um bom lider, este tem que estar compremetido com sua familia, sua organização religiosa, seus hábitos e metas. Claro, que isto também trata-se de caráter, intregridade, valores éticos…
E, muitas das vezes nestas salas de aulas, penso como seria um Lider usando estas ferramentas para o Reino de Deus aqui na Terra.
Eis uma pergunta para ti, lider: “se Deus te chamar hoje, agora! Neste exato momento, qual sera o discurso que farão de ti? Claro, a começar de sua familia, depois de sua igreja, de seus colegas/amigos de trabalho, seus vizinhos. Pense no que queriam que dizessem no dia de seu enterro!”

Ao lermos a sagrada escritura, percebemos lideres que fracassaram por quebra da comunhão com Deus e, no nosso cotidiando, temos conhecimento de empresas que faliram por falta de liderança seja no mercado competidor, por ações excusas de seus gerentes e, familias totalmente arrasadas por ausência de foco: amor, respeito, honestidade, cumpricidade etc.

Nesta introdução, meu desejo é que você entenda: Deus quer gerar Lideres saudaveis que O representa em todas as areas da sociedade; seja na igreja, no poder executivo, legislativo, na sociedade (em todas as classes sociais) – pois o verdadeiro Lider é visto por todos e conhecido.

Velhos paradigmas

Naturalmente alguns lideres usam padrões e alguns conceitos envelhecidos, ou seja, Deus não mudou, de fato sua palavra se renova dia-á-dia.
Certa vez, na empresa, num fechamento de metas do mês, aonde não pode haver atraso, chegou um fucionário e, disse para seu supervisor: - Não conclui o trabalho! Tive um probl…
Na verdade, este funcionário não consigui relatar o que ocorrerá, pois o supervisor aos berros o chamou de fraco, imcopetente. Humilhado, além de “perder” o trabalho do dia anterior, não produziu naquele dia, sem motivação, não desempenhou sua função…
Agora, imagine, Deus chega no paraiso e, percebe ausência de Adão, Eva. Chamas os pelo nome e, com palavras duras, de baixa auto-estima, grita com eles e, deixa uma opção: se vira! Apartir de agora não sou mais o seu Deus, vocês me magoaram…
Este não foi o padrão de Deus, na verdade, os repreendeu, foi duro diante da quebra de “aliança”, impos regras para serem seguidas apartir de então; mas depois cuidou de cada um individualmente, os vestiu e, liberou uma palavra de vitoria para um futuro.

Outros paradigmas muitos vistos na igreja é o conceito teologico, conceitos familiares. Sim, levamos para igreja ensinamentos de nossos pais e, infelizmente nosso conceito.
Certa vez, fora realizado um evento numa praça, reunindo várias igrejas: batistas, assembleanos, metodistas, presbiterianos, etc. e, nesta praça havia vários tipos de pessoas. Claro com estilos musicais aparentemente definidos: pagodeiros, fankeiros, roqueiros, estes por último distante da massa. Mas, no meio daquela reunião “campal”, um guitarrista solou, sim com acorredes com timbres que trouxe aqueles roqueiros que estavam dispersos para perto… durante, aqueles minutos de palavra/ministração não haviam sidos tocados, motivados; mas ao ouvirem o som da guitarra se identificaram e, foram tocados e, alguns deles se converteram…
Mas, vejam bem, um dos lideres, chegou para este músico e disse: “que isto!!! Como pode solar uma música desta?”
O objetivo era alcançar vidas, mas este Lider estava preocupado com seus padrões musicais e, se esquecem que o Apostolo Paulo nos orienta nas sagradas escrituras: “ Aceite o que é fraco na fé, sem discutir assuntos contravertidos”.( Rm. 14.1 NVI)

“Novas idéias e maneiras de fazer as coisas sempre serão desafiadas, e até rotuladas como heréticas, comos coisas do diabo, comunistas. Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomadar-se nos velhos paradigmas ultrapassados, também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigamas.” Fonte: pg. 44 do livro O monge e o executivo

ou seja, imagine, o Guerreiro e Lider Josué ter recebido de Deus a ordem de apenas marcherem com seus guerreiros durante seis dias e no setimo dia, sacerdotes, guerreiros marchem sete vezes ao redor da Cidade de Jerico (Josué 5), que vocês vão alcançar a vitoria!
Mas por outro lado, Josué tá descompenssado, Deus não o revelou, nos seremos alvos fácies de ataques de lanças, flechas; o nosso Lider está nos colocando lá para morrer!!! Imaginem o conselho de anciões.
Sem discurtir assuntos contravertidos, desafiando crenças e paradigmas; Josué fez , executou á ordem do Comandante de Deus e, venceu.

Nenhum comentário: